Segurança na oficina Covid-19


A rede Magneti Marelli Checkstar adoptou uma série de medidas de prevenção e segurança com o objectivo de prestar os seus serviços de acordo com as disposições legais, garantindo a máxima protecção aos clientes e funcionários.

Trabalhar com segurança - Cumprimento das normas actuais - O produto - Protecção do cliente


12.000
publicações científicas - 1.000 experiências clínicas - 100 projectos para desenvolver uma vacina.

Desde que a epidemia de Covid-19 alastrou no início de 2020, foi feito um grande esforço global para identificar novos tratamentos que possam atrasar a sua progressão. Mas enquanto se espera pelo fim da emergência sanitária, a adopção de um comportamento responsável na sociedade continua a ser o sistema mais eficaz para prevenir o contágio.

Também é evidente que, após o relaxamento das restrições impostas pelo confinamento, a necessidade de cumprir escrupulosamente as regras de prevenção é ainda maior (usar máscara dentro e fora de casa se for impossível manter uma distância adequada entre as pessoas, realizar uma higiene das mãos escrupulosa e evitar ajuntamentos), já que uma maior liberdade de movimentos das pessoas corresponde a uma maior probabilidade de propagação do vírus.

Na rede Magneti Marelli Checkstar, além do profissionalismo, da paixão pelos motores e do habitual serviço ao cliente que caracteriza os trabalhadores que compõem a rede, foram adoptadas uma série de medidas de prevenção e segurança que representam o pré-requisito para a prestação dos serviços em conformidade com a legislação em vigor, para a máxima garantia de protecção ao cliente e ao visitante (bem como ao seu pessoal).

Estas medidas estão relacionadas com as áreas de: formação/informação do pessoal e vigilância sanitária relacionada, distanciamento, equipamentos de protecção individual, controlo de acesso, saneamento e higiene. Nas imagens seguintes, temos vários exemplos.
 

Os nossos mecânicos trabalham em segurança, usando luvas e máscaras de protecção que são substituídas várias vezes ao dia. São informados e formados pelo gerente da oficina (que também realiza a vigilância sanitária) sobre as medidas anti-contágio correctas e sobre a utilização de EPI, para que adoptem regularmente os comportamentos planeados para a sua própria protecção e a protecção dos clientes. Por exemplo, a desinfecção das mãos é realizada frequentemente e perante qualquer contacto com materiais, objectos e meios utilizados por outras pessoas.

Na oficina, é dada especial atenção à limpeza e higiene das áreas de recepção e trabalho.

Após receberem um veículo, os funcionários procedem à desinfecção do habitáculo.

É dada especial atenção às partes de contacto tais como os bancos, painéis das portas, volante, interruptor da direcção, painel de instrumentos, botões e comandos, ecrã táctil, espelho retrovisor, cintos de segurança, alavanca de velocidades, alavanca de travão de mão e puxadores das portas, sem esquecer a chave do veículo. Alguns destes elementos também são envolvidos, para sua protecção, com materiais plásticos descartáveis durante a intervenção. A operação de limpeza é repetida antes do veículo ser entregue ao cliente.

Nas fotos: capa do banco, capa do volante e capa da alavanca de velocidades em polietileno.
 

A higienização do habitáculo pode ser feita com diferentes soluções, as mais utilizadas são as que utilizam ozono (gás natural com grande poder oxidante), ou com a nebulização de substâncias com propriedades germicidas geradas por aerossóis específicos ou difusores controlados electronicamente; o aerossol satura o ambiente atingindo todos os pontos, mesmo os mais difíceis, onde os microorganismos patogénicos se podem estabelecer.
Se a higienização for feita com o veículo ligado, activando a recirculação do ar condicionado, a sua acção também pode ser alargada aos tubos do ar e ao evaporador do ar condicionado.
 

Entre as várias desvantagens causadas pelas restrições anti-contágio, a utilização do veículo também foi restringida e pode ter um impacto na bateria. Neste caso, dependendo do estado da carga e da capacidade de arranque deste elemento, a oficina pode intervir de diferentes formas: prestando assistência se o motor não arrancar (por exemplo, através de um arranque de emergência), efectuando uma recarga lenta para recuperar o desempenho, ou realizando uma substituição em caso da presença de defeitos (descarga profunda, interrupção ou curto-circuito).

Nas fotos: Desinfectante de ozono MX4000, bateria de arranque AGM (sem ácido líquido), arranque de emergência Hybrid Starter com super condensadores (ver secções de equipamento e peças sobressalentes para mais detalhes).

Respeitar a distância também pode significar redefinir os espaços de trabalho ou de recepção, com adaptações de acordo com a especificidade de cada ambiente. Pode recorrer-se à utilização de sinais horizontais ou verticais e à utilização de separadores e barreiras físicas. 
As regras de conduta a seguir são dadas a conhecer através de cartazes especiais dirigidos aos clientes, fornecedores e terceiros que possam ter acesso à oficina. A oficina vai disponibilizar uma solução de gel hidroalcoólico para lavagem das mãos, em dispensadores convenientemente colocados.